Itapiranga/SC - Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


20 de novembro de 2020

Vídeo; Jacarés se amontoam em açude e gado passa fome no Pantanal

O Pantanal brasileiro vive um momento bastante delicado por conta da forte estiagem. Algumas áreas, continuam com chuva abaixo da média. Falta água para o gado beber e o pasto também diminuiu.

Segundo o pantaneiro, que não se identifica no vídeo, tratava-se do último açude da fazenda Palmeirinha, na região de Nhecolândia. “Está preocupante aqui. Estamos aguardando, mas nada da chuva. Deus sabe o que faz”, diz o produtor, com a voz embargada pela situação.

Watch this video on YouTube.

O cenário é desolador, pois são centenas de jacarés que lutam pela sobrevivência com a falta de água e alimento em um dos açudes da região, que é a extensão de um dos principais rios da área,  o Taquari,  duramente castigado pela estiagem prolongada.

“Eu moro aqui a cinquenta anos e nunca vi uma coisa dessas, olha só a tragédia que está acontecendo aqui, o rio Taquari deixou de existir aqui na nossa região. Ele que alimentava e banhava toda essa região aqui, agora fica essa mortandade de jacarés, capivaras, todo tipo de animais mortos, morrendo a míngua sem poder se alimentar, sem poder beber água”, contou o prestador de serviços Márcio Avellar.

Márcio tem uma pequena propriedade na região, com um rebanho de 50 cabeças que também sofrem as consequências da falta de água e alimentos. O pantaneiro afirma que só não perdeu animais porque conseguiu construir poços semi-artesianos antes da seca. Agora, faz uma força-tarefa para tentar salvar os animais selvagens represados nas poças de lama.

“Está sendo construído um poço semi-artesiano para alimentar esse açude aqui, mas a respeito a esses animais a gente pouco vai poder fazer. Infelizmente, a consequência disso aqui é a extinção do rio Taquari que alaga e banhava toda essa região e eu acredito que tenha uns 3 a 4 mil jacarés aqui, são várias camadas e eles estão debilitados que não oferecem risco nenhum”, contou.

CANAL RURAL

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
Watch this video on YouTube.

Oktoberfest em Linha Presidente ...
© Copyright 2019