Itapiranga/SC - Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


13 de dezembro de 2019

Última lua cheia da década poderá ser vista nesta sexta-feira 13

A última Lua Cheia do ano (e da década) começou a aparecer no céu de todo o planta esta quinta-feira (12), e proporcionará um espetáculo noturno nesta noite- sexta-feira 13.

Conhecida como Cold Moon (“lua fria”, em tradução livre), ela marca o solstício de inverno no hemisfério norte e, consequentemente, o verão no hemisfério sul, onde fica o Brasil.

O satélite natural terá um brilho especial porque está posicionado no lado oposto do Sol (do ponto de vista da Terra, claro), aparecendo em sua totalidade e refletindo a luz solar de um jeito peculiar. A face lunar virada para o nosso planeta estará completamente visível ainda até a sexta-feira (13), e a partir daí começa a entrar lentamente na fase de Quarto Minguante.

A Lua Cheia de dezembro está presente em lendas de diversas culturas. Na Europa antiga, marcava a véspera do Yule, as festanças de fim de ano, muito antes do cristianismo e o Natal dominarem a cultura ocidental. Por isso, também é conhecida como a “Lua antes do Yule”. Outros nomes dados pelos europeus são Lua da longa noite e Oak Moon — este último acredita-se que esteja ligado a tradições druidas. Mas foi na cultura nativo-americana, segundo o Almanaque dos Fazendeiros do Maine, que esta última Lua Cheia do ano ganhou o nome de Lua Fria . As tribos Algonquin a chamavam assim por conta das noites longas e frias que costuma anteceder o fenômeno.

Para ver a Cold Moon e admirar a última lua cheia da década, basta olhar para o céu nesta noite, torcendo, claro, para que não esteja encoberto. Perto da meia-noite é o melhor horário para ver o satélite natural brilhando no céu, pois é o momento em que ele estará no ponto mais alto da noite.

Fonte: NASA

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
Watch this video on YouTube.

Oktoberfest em Linha Presidente ...
© Copyright 2019