Itapiranga/SC - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


12 de novembro de 2019

Sete Povos das Missões recebem certificado como patrimônio cultural do Mercosul

Os Sete Povos missioneiros receberam nesta tarde (11), em São Miguel das Missões, a certificação de patrimônio cultural do Mercosul. A certificação reconhece o conjunto de 30 reduções de Brasil, Argentina e Paraguai.
“Até então, aqui, no Rio Grande do Sul, somente a redução de São Miguel tinham um reconhecimento internacional, da Unesco, como patrimônio mundial, histórico e cultural da humanidade. Agora, por entender a importância dos demais povos, o Mercosul reuniu o conselho de cultura para reconhecer todas as reduções”, afirma o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
O processo para esse reconhecimento iniciou em 2015. A ideia, com isso, é dar mais visibilidade à historia e ao legado deixado pelos indígenas e jesuítas. E, também, aumentar o interesse turístico pela região.
“Estamos juntando três atividades em uma só. O reconhecimento cultural, o incremento no turismo e o desenvolvimento econômico, também, para o Noroeste do estado, que é muito importante. Talvez seja o maior passo que vai se dar na direção de acelerar o desenvolvimento econômico nos próximos 10 anos”, prevê o ministro.
O Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo foi tombado em 1938. Em fevereiro deste ano, foi autorizado o início das obras de requalificação urbanística do entorno do sítio. Entre as melhorias previstas, estão um novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e requalificação de três praças.
Já o Dossiê da Tava (lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani) reúne os estudos que levaram este bem ao reconhecimento do Mercosul. O local sagrado, construído e habitado por ancestrais a pedido da divindade Nhanderu, já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural do Mercosul.
Exposição em Porto Alegre
A exposição “7 Povos: Retratos de um Território” está aberta nas ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, e no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Ela apresenta fotos, vídeo-documentários, painéis, mapas interativos, documentos antigos, conteúdo de arte-educação, entre outras peças.
Com a curadoria de Cláudia Ardións e projeto expográfico de Suzane Queiroz, “7 Povos” desbrava o território missioneiro por meio de sua geografia, história e vida sociopolítica e cultural. Ela conta, ainda, a narrativa da ocupação da região, com mapas antigos e do momento atual, como ela se formou e no que se tornou.
Em 2020, a exposição deve passar pelo Rio de Janeiro e por Montevidéu, no Uruguai. A mostra é fruto de um projeto de cooperação internacional entre Iphan, Unesco e Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Fonte: G1 RS

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

JACARÉS E SECA NO PANTANAL
Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
© Copyright 2019