Itapiranga/SC - Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


21 de maio de 2020

Regiões Oeste e Sul de SC têm mais 70% das vagas de UTI pelo SUS ocupadas

Um levantamento feito pelo governo de Santa Catarina a pedido do Jornal do Almoço mostra que pelo menos duas regiões estão com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela rede pública acima de 70%. O número preocupa por causa da possibilidade de faltar esse tipo de leito durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No total, são 5,5 mil casos de Covid-19, incluídas 94 mortes, conforme dados divulgados na quarta-feira (20).

O Ministério Público (MPSC) já pediu duas vezes na Justiça que o Poder Executivo forneça informações sobre a taxa de ocupação dos hospitais e mais detalhes das ações de ampliação do sistema de saúde.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 58%. Apesar da alta, o índice é menor do que os de outros estados como o Amazonas, que tem 82%, Ceará, 88,4%, São Paulo, 71,7%, e Rio de Janeiro, 86%. Os dados são dos governos estaduais.

Porém, em algumas regiões catarinenses, essa taxa começa a provocar preocupação por causa dos percentuais de ocupação:

  • Região Oeste – 74,29%
  • Região Sul – 70,59%
  • Foz do Rio Itajaí – 61,80%
  • Norte e Planalto Norte – 59,29%
  • Alto Vale – 57,46%
  • Grande Florianópolis – 49,37%
  • Meio Oeste e Serra – 47,25%

No Sul, a segunda região que mais preocupa, os municípios da região de Laguna aguardam 40 leitos novos prometidos pelo governo, ainda sem data pra serem abertos.

“Não temos essa previsão. A gente não tem previsto nem se serão implantados, não temos a confirmação se serão implantados esses leitos nesses hospitais, e qual é a data prevista da real efetivação”, disse Rosenvaldo Júnior, prefeito de Imbituba e presidente da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel).

Na Foz do Rio Itajaí, a terceira região com taxa mais alta, o Ministério Público tem a mesma reclamação. E depois de receber informações genéricas, pediu mais uma vez na Justiça que o governo do estado explique onde e quando haverá novos leitos de UTI na região.

Na ação, o MP cita dados do governo que apontam pra uma taxa de ocupação de mais de 90% no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Na segunda-feira, a Justiça ordenou que o governo apresente as informações – sob pena de multa de R$ 100 mil ao secretário de estado da Saúde.

A NSC TV pediu ao governo do estado que detalhasse o plano de expansão dos leitos de UTI, mas a resposta foi que não havia disponibilidade para entrevistas exclusivas – apenas nas coletivas, nas quais nem todas as perguntas dos jornalistas são lidas.

Na segunda-feira (18), em uma dessas coletivas, o governador Carlos Moisés (PSL) disse que, na semana que vem, vai lançar uma nova ferramenta com informações sobre o combate à pandemia no estado. O chefe do Executivo estadual não entrou em detalhes, mas deu a entender que serão disponibilizadas projeções e dados do isolamento social.

“Novos dados serão disponíveis também ao cidadão para orientar os governos municipais, o governo do estado, bancos de informação, que são um carro-chefe”, disse ele na ocasião.

Ainda segundo o governador, a ferramenta vai ajudar o governo a definir para onde irão os novos leitos de UTI. “Essa ferramenta vai nos possibilitar, inclusive, dimensionar para onde irão os novos leitos de UTI, os novos equipamentos que o estado vêm adquirindo para montar novos leitos. Estamos com dedicação exclusiva para Covid, cerca de 21% de ocupação”, acrescentou Moisés.

Para Rosenvaldo, a tendência é que os pacientes infectados aumentem ainda mais com a retomada de mais atividades, por isso a necessidade de preparar a rede de saúde.

“Se a gente conseguir manter este nível de epidemia, manter estas taxas de infecção como estão hoje, é claro que vai conseguir atender à demanda. Agora, a preocupação é que novos serviços voltaram a funcionar, em breve, de repente, vamos ter o retorno de transporte público e da atividade escolar, e pode, claro, acontecer um aumento maior do número de casos. E, por isso, a gente tem sim que prever o aumento da nossa estrutura, porque se esse aumento do número de casos aumentar, o que hoje está numa ocupação tranquila pode ser um problema nos próximos meses”, disse.

A reportagem ainda aguarda resposta do estado em relação à ampliação de leitos, quando ficarão prontos e onde serão os hospitais de campanha, e a respeito do pedido do Ministério Público de maiores informações sobre o sistema de saúde.

Por NSC TV

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SC

MAIS UM DIA PARA FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SCEIN PROSIT

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 26, 2020

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

Conheça o Cristo Redentor

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019