Itapiranga/SC - Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


21 de setembro de 2020

Recém-nascidos de peão e prenda para comemorar Semana Farroupilha

Em clima de Semana Farroupilha, peões e prendas internados na UTI Neonatal do Hospital Unimed emocionaram os pais na visita de sexta-feira dia 18. Vestido, laço no cabelo, bombacha, guaiaca, alpargata, boina e, é claro, o tradicional lenço vermelho coloriram o ambiente, estimularam sorrisos e trouxeram alento para minimizar o impacto deste período de internação.

Que as lutas desses pequenos peões e prendas pela vida sejam façanhas que sirvam “de modelo a toda terra”.

“Ai bota aqui, ai bota ali o teu pezinho. O teu pezinho bem juntinho com o meu”. Quantos papais e mães neste momento não gostariam de estar acariciando seu filho nos braços, “curtindo” aquele pezinho delicado bem juntinho do seu, ao embalo de uma doce cantiga? Por vezes, o nascimento prematuro e a necessidade de atendimento intensivo à criança, vêm acompanhado de incertezas e de um sentimento de distanciamento aos pais. Para minimizar este impacto, o Hospital Unimed Noroeste/RS desenvolve uma série de ações que beneficiam o recém-nascido e a família. Nesta sexta-feira, 18, peões e prendas aguardaram seus pais na “querência amada” chamada UTI Neonatal.

Eles ainda não podem convidar para dançar, mas vestidos a caráter para a Semana Farroupilha e ao som de músicas gauchescas, os pequenos heróis mostraram suas façanhas e arrancaram sorrisos emocionados de pais e mães durante a visita. “O povo rio-grandense é forte, corajoso e guerreiro por natureza, o que não difere dos nossos pequenos peões e prendas prematuros, que chegaram ao mundo um pouco antes do tempo e estão aqui lutando pela vida”, comenta a fisioterapeuta Carina Corso Alves. Embora já habitual a celebração de datas festivas no serviço, pela primeira vez esteve direcionada às comemorações de 20 de setembro.

“Para nós, que gostamos e cultuamos a tradição, nos surpreendeu. Não tem coisa mais gostosa num momento assim”, comenta Sabrina Oliveira Gomes, mãe do pequeno Leonardo, que recebeu a surpresa juntamente com o papai Mauricio Muhlbeier. A mamãe comenta ainda sobre o cuidado na Unidade com o recém-nascido: “Nos sentimos bem e em paz, pois vemos a dedicação, o carinho e a preocupação da equipe”. Quem também vestiu a indumentária pela primeira vez foram as gêmeas Sarah e Alana, para a emoção dos pais Katiusca Mariano e Mário Sérgio Mariano. “É para testar o coração”, brinca o casal, que aponta estar agradecido com a gesto.

“Humanidade”. O conceito representado na bandeira do Estado também está presente no projeto diferenciado de atenção integral da UTI Neonatal e no Jeito de Cuidar Unimed. O Projeto Humanizar, norteado pelo tripé Acolher, Cuidar e Aconchegar, tem entre suas premissas tornar o ambiente mais acolhedor e celebrar datas comemorativas, deixando o período mais alegre, estimulando o vínculo entre os pais e o recém-nascido, bem como aumentar a interação entre a família e os profissionais da Unidade.

Para que a ação acontecesse com toda magia e segurança, o envolvimento da equipe multidisciplinar foi essencial. Além disso, contou com o voluntariado de Rosane Schmidt Hoffmann, mãe de uma das enfermeiras, que confeccionou e doou as vestimentas tradicionalistas. “Cultuar e estimular nossas tradições, passando-as de pai para filho desde pequeno, é uma forma de fortalecer nossa história. E é esta lembrança que queremos deixar para as famílias e seus bebês que estão aqui conosco nessa Semana Farroupilha”, conclui a fisioterapeuta Carina Alves. Que as lutas desses pequenos peões e prendas pela vida sejam façanhas que sirvam “de modelo a toda terra.

*Unimed Noroeste RS

Via Marcos Benites – Notícias

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

OKTOBERFEST EM ITAPIRANGA
© Copyright 2019