Itapiranga/SC - Domingo, 29 de Novembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


19 de novembro de 2019

Preso Vice-Cacique e mais oito Caigangues na reserva indígena do Guarita

PF PRENDE VICE-CACIQUE E MAIS OITO CAINGANGUES

A operação desencadeada na manhã desta terça-feira dia 19 pela Polícia Federal na reserva indígena do Guarita, resultou na prisão de nove pessoas até as 10h30min. Entre os detidos está o vice-cacique dos caingangues, Vanderlei Ribeiro, o Vandinho. Ele é suspeito de organizar tentativa de homicídio contra o cacique, Carlinhos Alfaiate – cuja casa e veículo foram alvejados com mais de 20 tiros, em 19 de outubro.

Além de Vandinho a PF prendeu outra liderança indígena aliada do vice-cacique. É Zaqueu Galdino, professor e doutorando, que foi candidato a deputado estadual em 2014 pelo PCdoB. Na ocasião, ele obteve 5.066 votos.

Zaqueu vivia na Grande Porto Alegre, mas voltou para a reserva da Guarita e se aliou ao vice-cacique Vandinho. Testemunhas ouvidas pela PF apontam os dois como envolvidos na trama para assassinar o cacique. Liderados deles também seriam os responsáveis pela emboscada que matou um caingangue ligado ao cacique e feriu outros três, no dia 7 de novembro.

Os policiais buscam armas que estariam estocadas com o grupo. Um dos nove presos portava uma espingarda calibre 36. Os 14 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão foram concedidos pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Todos devem ser enquadrados em formação de milícia, uma novidade do Código Penal, que prevê pena de quatro a nove anos de reclusão. Em alguns casos, serão também enquadrados em homicídio e tentativa de homicídio.

A ação da PF nesta terça, com apoio das polícias Civil e Militar, mira envolvidos em homicídio, tentativa de homicídio, incêndio e formação de milícia. Outros inquéritos, que não estão finalizados, investigam arrendamento ilegal de terras e extorsões praticadas pelas lideranças indígenas.

A procuradora da República Camila Bortolotti, uma das que atuou no caso, diz que as investigações agora seguirão o seu curso.

Fonte: Zero Hora
Fotos: Planeta FM

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

JACARÉS E SECA NO PANTANAL
Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
© Copyright 2019