Itapiranga/SC - Sábado, 04 de Julho de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


29 de junho de 2020

Pinguins são encontrados mortos em praias de Florianópolis

Pinguins foram encontrados mortos entre as praias do Santinho e de Moçambique, em Florianópolis, no domingo, 28 de junho. Os 71 pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) passam por necropsia para identificar a causa da morte. A suspeita é que os pinguins tenham morrido por asfizia ou afogamento por conta da presença de utensílios de pesca. 

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela R3 Animal na Ilha de Santa Catarina, a suspeita da causa da morte é pela presença de marcas nas nadadeiras que sugerem interação com petrechos de pesca.

Na Praia do Moçambique foram encontrados 59 pinguins mortos e um vivo. Na Praia do Santinho, foram 11 aves mortas. Um dos pinguins-de-Magalhães estava com um pedaço de rede de pesca preso ao corpo.

Os animais foram resgatados pela técnica de monitoramento, Amanda Fernandes, e o monitor, Rodrigo Tiburski, que monitoraram o trecho Norte no sábado. O sobrevivente foi encaminhado para reabilitação e os mortos para necropsia, no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

Segundo a médica veterinária Janaína Rocha Lorenço, as análises sugerem que os pinguins ficaram presos. – É bem triste a morte deles, ficamos arrasados cada vez que um morre. É bem frustrante o indicativo de que eles sofreram ao morrer – lamenta.

Desde o dia 10 de junho até sexta-feira, 26, a R3 Animal havia resgatado 147 pinguins-de-Magalhães nas praias da Ilha de Santa Catarina. Onze deles estão em reabilitação, junto com outros 15 resgatados e estabilizados pelos parceiros do projeto, que são as insituições Univali, Udesc e Univille.

Plástico e pesca acidental são as principais causas de morte dos pinguins 

Além do plástico descartado nos oceanos e confundidos com alimento, a captura acidental (bycatch) é uma das grandes causas de morte de animais marinhos. Mesmo não sendo alvo de pescaria, os animais acabam capturados e morrem.

A R3 Animal monitora diariamente as praias da faixa Leste da Ilha, entre as praias Brava e da Solidão, exceto a Lagoinha do Leste, monitorada semanalmente a pé. As outras praias da Ilha são atendidas via acionamento pelo telefone 0800 642 3341, das 7h às 17h. Caso um animal marinho debilitado ou morto seja encontrado, a orientação é entrar em contato com o projeto.

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental. O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

NSC Total

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

AGRICULTORES DE ITAPIRANGA

NOSSOS AGRICULTORES de Itapiranga hoje tiveram uma surpresa.Difícil não se emocionar vendo nosso POVO TRABALHADOR assim.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, June 30, 2020

 

Enchente em Itapiranga 2014

QUE IDEIA

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, June 15, 2020

QUE IDEIA

Trilhando soja como pode

CADA UM TEM A TRILHADEIRA DA HISTÓRIA.TRILHANDO SOJA NA ROÇA DO JEITO QUE PODE.

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, June 17, 2020

Bons tempos de lavoura que não v...

Vamos dar um passeio?Tem coragem?

Posted by Portal Oeste Mania on Thursday, June 11, 2020

Atravessando o Rio Uruguai em It...

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019