Itapiranga/SC - Sábado, 26 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


17 de junho de 2020

Pastor chama fiéis de igreja do Paraná de ‘moreninhos, encardidos e sujos’ em live, e fala repercute na internet

O pastor Rodrigo dos Santos disse que fiéis da Igreja Batista do Calvário, de Toledo, no oeste do Paraná, eram “moreninhos, encardidos e sujos”. A frase foi dita durante uma live em uma rede social, feita com a esposa dele, enquanto contava como se conheceram.

Na ocasião, Santos contou que a mulher dele, que é loira, se destacou entre os demais fiéis da igreja que frequentavam anos atrás. A fala do pastor gerou repercussão nas redes sociais. 

De acordo com a fundadora da Embaixada Solidária de Toledo, Edna Nunes, representantes da Associação dos Jovens Haitianos (Ajohavito), do Grupo Senzala de Capoeira e do Instituto Quilombo Tekoah estiveram em contato, nesta quarta-feira (17), e decidiram abrir um processo contra Rodrigo pela denúncia de racismo.

O boletim de ocorrência sobre o caso será feito na quinta-feira (18), segundo a Edna.

“O preconceito que sentimos na fala desse moço é o que a gente vê de forma velada todos os dias. Mas na sociedade, na escola, nas igrejas, o preconceito se mostra como um crime perfeito, pois as pessoas falam isso de forma mascarada no dia a dia.”

O pastor da Igreja Batista do Calvário de Toledo, José Marcelo dos Santos, disse que a instituição não tem a ver com a publicação de Rodrigo, pois ele não frequenta a comunidade há oito anos. Além disso, de que a igreja não compartilha de atitudes preconceituosas e racistas.

Pedido de desculpas

A live foi realizada na sexta-feira (12) e, em seguida, o casal apagou as contas na rede social. Nesta quarta-feira, Santos postou, em outra rede, um vídeo com um pedido de desculpas sobre o ocorrido. Atualmente, o pastor mora na Suíça.

“Não era a minha intenção de forma alguma magoar alguém, ofender alguém e, de forma alguma, ser racista, mas agi com palavras infantis e estou aqui para reconhecer, e repugnar todas as minhas palavras, aquela minha atitude grosseira. Quero pedir perdão para todas as pessoas que eu tenha ofendido, em especial, a comunidade negra, que tem se ofendido com as palavras. Queria pedir o perdão de cada um de vocês”, disse.

De acordo com a Edna, os grupos de Toledo buscam apoio de outras entidades para a abertura do processo coletivo.

“O racismo nunca deixa rastro, mas ele deixou. A gente está falando de um caso, mas atrás dele tem muita gente. Por isso, essa situação serve de alerta, para que a gente amadureça enquanto sociedade sobre o preconceito que vivemos.”

De acordo com a promotoria de Justiça de Toledo, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) teve conhecimento do caso na manhã desta quarta-feira e está adotando as providências cabíveis sobre a investigação dos fatos.

O Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer), de Toledo, publicou em uma rede social, nesta quarta-feira, uma nota de repúdio citando o crime de racismo na publicação do pastor.

Por Mari Kateivas, G1 PR e RPC Cascavel

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Veja como está o Rio Uruguai em Itapiranga

Posted by Portal Oeste Mania on Sunday, August 16, 2020

Travessia do Rio Uruguai em Itap...

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019