Itapiranga/SC - Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


15 de abril de 2020

Menino que juntou latinhas para ajudar hospital do RS ganha casa nova

Na semana passada, a iniciativa solidária do menino Leonardo Cambruzzi, de 11 anos, emocionou o Rio Grande do Sul: ele vendeu latinhas por uma semana e doou o dinheiro arrecadado para ajudar o Hospital de Antônio Prado, cidade da serra gaúcha em que mora.

Um dia depois da publicação da reportagem, a vida dele e da família começou a mudar: após lutar na Justiça, eles conseguiram uma nova casa para morar.

Além de Leonardo, Zuleide Cambruzzi e Adair Maziero têm outros dois filhos. Eles moravam em uma residência precária, e não tinham condições de se mudar para um local melhor. Zuleide não pode trabalhar devido a problemas de saúde, e Adair faz pequenos serviços para sustentar a família.

O casal procurou a Assistência Social do município, que por sua vez acionou a Defensoria Pública, que entrou na Justiça pedindo a garantia de moradia.

“A situação da casa, que era alugada, de fato era bem precária, muito triste. Era uma casa de madeira, eles só tinham energia elétrica na cozinha, o piso tinha muitas falhas, entrava água e muito vento, era uma situação de extrema vulnerabilidade mesmo”, descreve a defensora Danusa Ceccato.

Eles viviam há três anos na casa. A Justiça, ao reconhecer o direito de moradia digna, garantiu que a família receba o aluguel social por um ano. Depois será encaminhada a um programa habitacional do Governo.

“Inclusive nesse um ano possam melhorar de vida para daqui a pouco não precisar mais do aluguel ou poder ser inseridos num programa e poder pagar a parcela. A ideia é melhorar ainda que momentaneamente a situação deles para que eles possam caminhar com as próprias pernas”, analisa a defensora.

A notícia foi recebida com muita alegria pelos familiares na última quinta-feira, quando começaram a mudança, que terminou no sábado (11). A nova residência fica localizada perto do centro de Antônio Prado, no bairro Panorâmico.

“Entre quinta e sábado viemos levando aos poucos as roupas que a gente tinha, de móveis não tinha nada, e o pouco que tinha não conseguimos mexer, chegando aqui já ganhamos muitas coisas. Estamos muito felizes mesmo. Agora não vamos passar frio nem medo”, diz Zuleide.

A nova residência é mais espaçosa que a anterior, com dois quartos, sala e cozinha. Agora, o novo prazer de Zuleide é poder limpar e cuidar da casa com capricho, além de poder ver a chuva cair do céu sem medo.

“Tu limpar uma coisa e ver limpa, parece q a gente sente assim tão bem. Meu sonho era ter uma cozinha de azulejo branco, agora posso cuidar. A previsão de hoje era pra vir a chuva, o Léo me disse hoje de manhã ‘mãe, pode chover hoje nós não vamo precisar se esconder da chuva’. A gente tá muito feliz, hoje nós vamos ficar apreciando a chuva, há muito tempo só se preocupava com a chuva, agora a gente vai poder apreciar.”

A vida da família mudou após a notícia da atitude solidária do pequeno Léo. De acordo com a mãe, a intenção do menino era genuinamente ajudar, mesmo com pouco, mas a partir do reconhecimento da ação, a família começou a receber doações de roupa e alimentos dos moradores da cidade.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SC

MAIS UM DIA PARA FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SCEIN PROSIT

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 26, 2020

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

Conheça o Cristo Redentor

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019