Itapiranga/SC - Domingo, 09 de Agosto de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


13 de novembro de 2019

Inusitado; infestação de baratas chama atenção de moradores em Itapiranga

Uma internauta do bairro Jardim Bela Vista em Itapiranga, relatou a nossa reportagem que um fato praticamente inusitado aconteceu por volta das 21h40min da última segunda-feira dia 11 de novembro, em sua residência na rua Maximiliano Leon.

Conforme ela, a vizinha chamou pela janela para avisar que estava acontecendo uma infestação de baratas no muro em frente à sua casa. A vizinha contou que ao levar o lixo nas lixeiras, observou de longe e pensou que eram besouros que vinham do poste de luz na rua, mas quando chegou próximo viu que eram baratas. Naquele instante foi algo que assustou, diz ela, pela quantidade de insetos que se deparou ao descer na garagem.

Em primeiro momento pensou em usar SBP, mas também lembrou que não tinha em casa, e mesmo que tivesse talvez não resolveria a situação pela quantidade de ‘bixos’. Com a movimentação, os vizinhos próximos souberam do que estava acontecendo e fecharam suas casas para evitar também maiores transtornos. Em segundo momento a ideia foi acionar o dedetizador que esteve no local.

Conforme a internauta, já haviam constatado que em dias mais quentes e que o tempo estaria pra chuva, a boca de lobo na frente da garagem se infestava de baratas, mas elas não chegavam a subir assim como aconteceu desta vez.

_No momento do susto não foi feito registro, somente depois que a situação acalmou foi lembrado de tirar algumas fotos, que mostravam pequenas quantidades após o corrido, pois a maioria teria ‘fugido’, finaliza Casagrande.

A vigilância sanitária será acionada para acompanhar o caso.

Leia também

Baratas estão se tornando resistentes a inseticidas, diz estudo

Depois de tantos anos de contato com inseticidas e outros produtos destinados para matá-las, as baratas estão se tornando mais resistentes aos venenos. É o que indica uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Purdue. Os pesquisadores encontraram evidências de que os filhotes de baratas alemãs (da espécie Blattella germanica) já nascem com resistência cruzada z venenos e químicos.

Muitas vezes, isso acontece dentro de uma única geração de baratas. Um dos autores do estudo, o professor da Universidade Purdue, Michael Scharf, disse que a descoberta é repentina. “Não tínhamos a menor ideia de que algo assim poderia acontecer tão rápido. Baratas que desenvolvem resistência a múltiplas classes de inseticidas de uma só vez tornarão o controle dessas pragas quase impossível apenas com produtos químicos”, afirmou em comunicado.

Para a pesquisa, foram testados os efeitos de três cursos diferentes de inseticidas em populações de baratas em prédios de apartamentos por um período de seis meses. Os pesquisadores expuseram um grupo de baratas a um único inseticida. Uma segunda população de baratas recebeu dois inseticidas de diferentes classes. E a terceira foi recebeu dosagens alternadas de três inseticidas – um por mês, durante dois ciclos de três meses.

Além disso, os cientistas também estudaram a resistência das baratas a inseticidas ao longo de várias gerações, prendendo baratas ao vivo para levar ao laboratório em potes de comida para bebês engraxados, repletos de pão ensopado de cerveja. Na maioria dos casos, as populações de baratas permaneceram estáveis ou se multiplicaram, e os pesticidas foram considerados inúteis na redução da quantidade de insetos.

Os filhotes de baratas não só resistiram ao pesticida, mas também mostraram sinais de resistência a outras classes de inseticidas, de acordo com o estudo. Porém, em outro experimento, um outro grupo de insetos teve um pouco mais de resistência. Neste, o número de baratas aumentou, tendo os sobreviventes gerado filhos igualmente resistentes.

De acordo com os pesquisadores, armadilhas mais avançadas serão necessárias para reduzir o risco de bactérias e doenças espalhadas por estas baratas, já que uma barata de espécie alemã pode colocar cerca de 400 ovos durante toda a sua vida.

Via Exame

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Chegando no Rio Uruguai pela RS-163

Gravamos no último SÁBADO chegando no Rio Uruguai pela RS-163

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, July 15, 2020

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019