Itapiranga/SC - Domingo, 05 de Julho de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


30 de outubro de 2019

Incêndios destroem 50 mil hectares e cortam energia e internet no Pantanal

As queimadas que atingem o Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta semana já causaram diversos estragos para as cidades da região. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), pelo menos 50 mil hectares de vegetação nativa foram queimados desde domingo (27).

A força-tarefa, sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMMS), aponta a estiagem e atos criminosos como causa dos incêndios. Recém-integrado, a corporação, o avião Bombeiro 02 está na região para ajudar no monitoramento e transporte dos militares.

Apesar das chamas estarem a 220 km de Campo Grande, a fumaça atrapalha a visibilidade da BR-262 80 km antes, próximo à entrada da MS-450, em direção a Palmeiras e Piraputanga, entre Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana. Logo depois, a fumaça se dissipa, conforme a direção do vento.

26 homens, sendo 11 são bombeiros e sete brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de cinco do Grupo de Patrulhamento Aéreo (GPA) da Polícia Militar e dois bombeiros de Mato Grosso. Do estado, foi enviada a aeronave Air Tractor AT-400, com capacidade para lançar três mil litros de água em alvos em chamas. A equipe conta com a participação de voluntários das propriedades rurais e apoio logístico de uma pousada e uma fazenda, base operacional do avião de Mato Grosso.

Diariamente, o helicóptero Harpia 01, do GPA, sobrevoa a área afetada pelo fogo, logo ao amanhecer. Porém, todas as aeronaves têm dificuldades devido à intensidade da fumaça, que também colocou em alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo a BR-262, entre Miranda e Corumbá. Em vários trechos da rodovia não há mínima visibilidade, ocasionando a interrupção do tráfego em algumas situações mais críticas. A PRF orienta os motoristas a evitar trafegar durante a noite.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Miranda é a oitava cidade com mais queimadas em todo o país. Na terça-feira (29), foram registrados 22, queda de 70% em relação ao dia anterior, quando houve 74 focos. No acumulado do mês, Corumbá está no topo da lista, com 1.292 focos. Em todo o estado, são 1.870 registros desde 1º de outubro.

Corumbá foi afetada entre ontem (29) e hoje (30) por diversas oscilações no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 74 dos 79 municípios do estado, informou que os incêndios afetaram a linha de transmissão, mas que é de responsabilidade de outra empresa. “As queimadas provocam o desligamento dessas linhas e consequentes variações de tensão na rede elétrica que atende Corumbá, Aquidauana e Miranda”, diz o texto.

Já a Oi informou que as queimadas também estão afetando os serviços de internet fixa, causando o rompimento de um cabo de fibra ótica que atende Corumbá e Miranda, afetando parcialmente o serviço. Telefonia fixa e móvel não foram afetadas. O restabelecimento será feito assim que possível, sob orientação do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Correio do Estado

Fumaça atrapalha visibilidade na BR-262 – Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

AGRICULTORES DE ITAPIRANGA

NOSSOS AGRICULTORES de Itapiranga hoje tiveram uma surpresa.Difícil não se emocionar vendo nosso POVO TRABALHADOR assim.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, June 30, 2020

 

Enchente em Itapiranga 2014

QUE IDEIA

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, June 15, 2020

QUE IDEIA

Trilhando soja como pode

CADA UM TEM A TRILHADEIRA DA HISTÓRIA.TRILHANDO SOJA NA ROÇA DO JEITO QUE PODE.

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, June 17, 2020

Bons tempos de lavoura que não v...

Vamos dar um passeio?Tem coragem?

Posted by Portal Oeste Mania on Thursday, June 11, 2020

Atravessando o Rio Uruguai em It...

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019