Itapiranga/SC - Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


17 de maio de 2020

Foz de Chapecó reduz vazão para prolongar armazenamento em meio à seca no Sul

A hidrelétrica Foz do Chapecó (RS/SC) reduziu o volume de água liberado por suas comportas de 160 m³/s para 150 m³/s desde às 8 horas desta sexta-feira, 15 de maio, até o próximo dia 21, data da próxima reunião da Sala de Crise, quando a medida será reavaliada pela Agência Nacional das Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que decidiram pela redução na última quinta-feira (14), no intuito de prolongar o armazenamento da barragem e melhorar as condições para os diversos usos hídricos na calha de baixo do rio Uruguai.

De acordo com a ANA, o teste de redução da defluência da UHE poderá ser interrompido caso sejam identificados impactos, especialmente para as captações de abastecimento público nos municípios de Itapiranga (SC) e São Borja (RS). Em 8 de maio aconteceu o primeiro teste, quando a vazão liberada pela barragem baixou de 200 m³/s para 160 m³/s sem que fossem identificados problemas para as captações em abastecimento das duas cidades. Retenções para agroindústria em Itapiranga e a travessia fluvial entre os dois estados também foram mantidas.

A usina fica localizada entre os municípios de Águas Chapecó (SC) e Alpestre (RS). Com uma potência instalada de 855 MW, capaz de atender a 25% do consumo de energia de Santa Catarina e 18% do Rio Grande do Sul, possui um reservatório que banha seis municípios catarinenses e seis gaúchos.

A reunião da Sala de Crise do Sul contou com cerca de 90 participantes representando órgãos gestores de recursos hídricos do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; órgãos federais; prefeituras; usuários de água para saneamento, navegação e indústrias; órgãos ambientais e do setor elétrico; além de instituições que realizam o monitoramento e previsão meteorológicos.

Em sua apresentação, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) abordou a situação de seca generalizada na região, que acontece há meses. Além disso, foi mostrada a previsão de chuvas abaixo da média para as próximas semanas nas bacias dos rios Paranapanema, Iguaçu, Paraná, Jacuí e Uruguai.

Por sua vez, o ONS apresentou a situação do armazenamento dos reservatórios sulistas para geração, com as bacias dos rios Capivari, Iguaçu, Jacuí e Uruguai em armazenamento reduzido a menos da metade desde o início do ano. Entre 1º de janeiro e 13 de maio, os estoques hídricos caíram de 29,94% para 14,07%.

De acordo com o Operador, já existem dez hidrelétricas com a geração paralisada ou com operação intermitente por falta de água nas duas principais bacias do Subsistema Sul, dos rios Iguaçu e Uruguai. Nesses casos, os reservatórios operam somente para a manutenção de restrições ambientais ou de outros usos da água. Na bacia do Iguaçu, responsável por 47% do armazenamento, estão nessa situação os reservatórios dos aproveitamentos hidrelétricos Salto Osório (PR), Salto Caxias (PR) e Baixo Iguaçu (PR).

No caso da bacia do rio Uruguai, que possui 28% do armazenamento do Subsistema, os aproveitamentos de Garibaldi (SC), Campos Novos (SC), Barra Grande (RS/SC), Machadinho (RS/SC), Itá (RS/SC), Passo São João (RS) e São José (RS) também estão com a geração suspensa ou com operação intermitente em virtude da estiagem.

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SC

MAIS UM DIA PARA FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SCEIN PROSIT

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 26, 2020

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

Conheça o Cristo Redentor

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019