Itapiranga/SC - Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


27 de abril de 2020

Conheça a história de São Pedro Canísio, Padroeiro de Itapiranga

SÃO PEDRO CANÍSIO, PADROEIRO DE ITAPIRANGA

São Pedro Canísio nasceu no dia 8 de Maio de 1521, na cidade de Nimega, na Holanda. Seu pai era o prefeito da cidade, homem severo e bom cristão. Sua mãe, senhora também muito cristã, sincera e dedicada, morreu prematuramente, quando Canísio, o filho mais velho, tinha poucos anos de idade. Seu pai casou pela segunda vez, e essa senhora, também muito piedosa e trabalhadora, foi uma excelente educadora de Canísio e de seus irmãos.


Bem cedo Canísio foi estudar. E bem cedo se formou na famosa Universidade de Köln, na Alemanha. Fez doutorado em Teologia, Direito e Filosofia. E em 1543, com 22 anos de idade, entrou na Companhia de Jesus, tornando-se jesuíta.
Canísio viveu numa época muito difícil para a Igreja na Europa. Surgiu naquele tempo a Reforma de Lutero, isto é, o Protestantismo. Muitas pessoas tinham grandes dúvidas religiosas, muitas doutrinas diferentes começaram a ser ensinadas. Muita confusão criou grandes inseguranças, e mesmo surgiram de tudo isso lutas, rivalidades e guerras. Uma grande parte da Europa se tornou seguidora de Lutero. A Igreja se rasgou pelo meio.


A Igreja Católica procurou se refazer, e para isso se celebrou o Grande Concílio Vaticano de Trento. Deus também suscitou na Igreja grandes pessoas, sábias e santas, religiosos e leigos, que com sua vida sinceramente cristã contribuíram para a purificação e santificação da Igreja. Entre elas está Canísio.
Canísio foi um grande missionário, e lutou para a unidade da Igreja não se tornar rasgada de todo. A sua luta, porém, não foi uma luta de discussões violentas. Ele não atacava, não injuriava. Defendia a verdade e combatia o erro, sem ódios e sem perseguições.


Fundou colégios para juventude, foi professor de Universidade, pregador nas grandes igrejas da Alemanha, Áustria, Suíça, Boêmia e Polônia. Participou do Concílio de Trento. Escreveu muitos livros que se espalharam por todos os países da Europa. Principalmente famoso, e muitas vezes reeditado, foi o Catecismo que escreveu, tanto o Catecismo Pequeno para crianças, como o Grande Catecismo para as Universidades.
Procurado por todos, papas, bispos, reis, sábios, jovens e simples povo fiel, era também um grande santo, cheio de bondade e humildade.


Sua vida era extremamente simples, no comer, no viajar, no morar e no vestir. Fez milhares de quilômetros a pé ou em mula percorrendo todo o centro da Europa, para ajudar as dioceses. Trabalhava incansavelmente, e sempre também tinha tempo, muito tempo para a oração. Tratava a todos, católicos e protestantes, com uma imensa caridade e bondade. Com as crianças era brincalhão e sumamente amável. Com os grandes, das Universidades, das Catedrais e dos Impérios, era de uma cultura extraordinária.
De Canísio muito se pode aprender, sua fé profunda e esclarecida; seu amor à oração e meditação da Palavra de Deus; sua caridade para com o próximo; sua confiança na Divina Providência.
Fizeram muito bem os fundadores e colonizadores de Itapiranga escolhendo a São Pedro Canísio como padroeiro. E por isso, nós o festejamos com alegria.
Pedro Canísio morreu com quase 77 anos de idade, em Friburgo, na Suíça, no dia 21 de Dezembro de 1597.
Que Pedro Canísio abençoe a todos nós!
AMÉM
.
.
Via Mitra de Itapiranga

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SC

MAIS UM DIA PARA FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SCEIN PROSIT

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 26, 2020

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

Conheça o Cristo Redentor

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019