Itapiranga/SC - Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


14 de setembro de 2020

Chama Crioula chega ao Piratini e abre Semana Farroupilha no RS

Pela primeira vez na história, a Chama Crioula se deslocou da cidade de Guaíba a Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, pelas águas do Guaíba a bordo do Catamarã. Chegou à Capital às 8h25min e foi levada por cinco cavaleiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa.

O acendimento da Chama Crioula aconteceu às 7h15min, em Guaíba, sob o cipreste localizado na frente da casa de Gomes Jardim. Ao chegar em Porto Alegre, o candeeiro foi conduzido por cavalarianos até o Piratini, onde o governador Eduardo Leite aguardava junto com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo. “Precisamos da força e da garra do movimento para enfrentar os desafios do presente”, ressaltou Leite.

Ao acender o candeeiro, o governador oficialmente iniciou os festejos da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Acesa no município de Guaíba, a centelha, pela primeira vez, percorreu o mesmo trajeto feito pelos Farroupilhas em 1835, atravessando o Guaíba para chegar à Capital. O ato de acendimento ocorre desde 1947 e espalha a chama pelas 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Até o dia 20 de setembro, o Palácio Piratini será a morada do símbolo do tradicionalismo gaúcho. Foi a primeira vez que o governador Eduardo Leite recebeu a Chama Crioula no Palácio Piratini. No ano passado, a cerimônia foi coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Leite disse que é importante rememorar a história de lutas do passado e dos antepassados. “Rememorar essa história de lutas do nosso passado e dos nossos antepassados é importante neste momento em que precisamos de resistência e de resiliência diante de um novo tipo de adversário, o coronavírus. Dizem que estamos vivendo uma guerra invisível, e se enfrentamos uma guerra, temos o privilégio, no nosso Estado, de, ao olhar para o passado, relembrar a epopeia farroupilha como uma grande guerra que nossos antepassados travaram pelos seus ideais e valores, e que nesse momento nos inspiram”, acrescentou o governador. A cerimônia contou com as presenças da patrona dos Festejos Farroupilhas, Alessandra Carvalho da Mota, e da presidente do MTG, Gilda Galeazzi.

Ao final dos discursos, tanto no Palácio Piratini quanto na Assembleia Legislativa, os músicos Renato Borghetti (gaita) e Marcelo Cachoeira (violão) tocaram o hino do Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema dos Festejos Farroupilhas homenageia a amplitude que a cultura gaúcha alcançou por meio do cultivo das tradições. “Gaúchos sem fronteiras” pretende retratar a história de homens e mulheres que, além das fronteiras do Rio Grande do Sul, continuam a usar a pilcha, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja por meio da música, da literatura ou apreciando o tradicional churrasco. Depois da cerimônia no Palácio Piratini, uma centelha do fogo foi levada ao Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa.

A presidente do MTG entregou o símbolo ao presidente Ernani Polo e afirmou desejar que a Chama representasse a esperança de dias melhores para todos. A Chama ficará até o próximo domingo no galpão crioulo localizado no pátio interno do Legislativo gaúcho, que é a sede simbólica do MTG. “A celebração deste momento, com a Chama Crioula, a partir da centelha acesa no Sítio Histórico em Guaíba sendo trazida para a Capital no Catamarã, sem dúvida é uma ação que só reforça nossos laços e nossa cultura”, afirmou Polo.

O presidente da Assembleia disse, ainda, que mesmo de uma forma diferente devido à pandemia é importante rememorar a história e não deixar passar em branco essa data tão marcante para o Rio Grande do Sul. “Que esta Chama possa trazer esperança, união e mais fraternidade entre os gaúchos. Temos diferenças que nos separam, mas nossa sociedade está acima disso”, afirmou Polo.

Por Correio do Povo

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SC

MAIS UM DIA PARA FICAR MARCADO NA HISTÓRIA DA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA SCEIN PROSIT

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 26, 2020

Conheça o Cristo Redentor

Conheça o Cristo Redentor

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, September 18, 2020

Conheça o Cristo Redentor

PISCINA SUBTERRÂNEA

ÚNICO NO MUNDORESTAURANTE SUBTERRÂNEOPISCINA SUBTERRÂNEABelvedere Mina

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, September 5, 2020

Piscina e restaurante subterrâne...

Nova embarcação é lançada nas águas do Rio Uruguai

Nova lancha é lançada nas águas do majestoso Rio UruguaiImagens nunca visto antes marcam uma emocionante história em memória e homenagem à Vó Ilga

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, August 31, 2020

NOVA EMBARCAÇÃO NO RIO URUGUAI

Uma serraria que você nunca viu

Uma serraria que você nunca viuDeep Sea Fishing Jobs

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, December 4, 2019

Uma Serraria incrível

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019