Itapiranga/SC - Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


19 de dezembro de 2020

Bandeira vermelha volta a predominar no RS em mapa preliminar

O Rio Grande do Sul voltou a ter predomínio da bandeira vermelha no mapa preliminar da 33ª rodada do Distanciamento Controlado. Conforme divulgou o governo do Estado, na tarde desta sexta-feira, Bagé e Pelotas deixaram a bandeira preta e voltaram a ser classificadas como risco alto para a contaminação do coronavírus, assim como outras 20 regiões. Nesta semana, apenas a região de Guaíba recebeu a bandeira laranja, de risco médio.

O Piratini recebe recursos até domingo e divulga o mapa final na segunda. Na terça passa a valera a classificação desta rodada, que abrangerá o período do Natal, que ocorre no fim da próxima semana.

Guaíba

Mesmo com o registro de quatro mortes a mais que na semana anterior, Guaíba teve melhora na estabilidade tanto dos indicadores que abrangem dados específicos da região como da macrorregião Metropolitana, como a queda de 4% no número de hospitalizações confirmadas por Covid-19 como proporção da população (de 6,44 para 6,19).

Em nível estadual, de acordo com o governo, embora tenha havido redução de 4% (de 1.375 para 1.316) no número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19, os pacientes em leitos de UTI aumentaram 2% (de 915 para 935). Já a elevação nos óbitos chegou a 20% (de 409 para 490) entre as últimas duas quintas-feiras, o que representou o maior patamar desde o início do modelo. Nessa semana, houve ainda abertura de cerca de 60 leitos de UTI no Rio Grande do Sul.

De volta à bandeira vermelha

Bagé e Pelotas retornaram à bandeira vermelha devido a queda de alguns indicadores do Distanciamento Controlado. De acordo com os dados, a macrorregião Sul teve aumento no número de leitos de UTI livres, de 15 para 22, bem como reduziu, de 102 para 80, o número de internados em leitos clínicos por coronavírus e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 74 para 63. No entanto, o número de pacientes em leitos de UTI Covid-19 até essa quinta se manteve com 50, o mesmo indicador da semana passada.

Nos indicadores por município, Bagé registrou queda no número de óbitos (de dez para seis) e hospitalizações (de 23 para 18). Pelotas também teve reduções: de 41 para 33 óbitos e, menos expressiva, de 87 para 86 hospitalizações.

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara e Uruguaiana

Nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul ultrapassou oito mil mortes e soma mais de 400 mil casos de Covid-19. Os novos casos foram reportados por 307 cidades diferentes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo a pasta, a ocupação de leitos de UTI no Estado era de 82,4% na tarde de hoje.

Regra 0-0

De acordo com o mapa preliminar da 33ª rodada, 478 municípios estão classificados em bandeira vermelha, somando 10,9 milhões de habitantes. Desses, 167 cidades podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, eles não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Dos 19 municípios em bandeira laranja, dez não registraram óbitos ou hospitalizações.

Cogestão

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer nessa última terça-feira. Até o momento, 18 das 21 regiões aderiram ao modelo, e adotam protocolos próprios, elaborados pelas associações regionais de cada região.

Os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. A nova fase do Distanciamento Controlado passa a valer oficialmente na terça-feira.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

JACARÉS E SECA NO PANTANAL
Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
© Copyright 2019