Itapiranga/SC - Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


30 de dezembro de 2019

Baleia é encontrada morta em praia de Tramandaí

Uma baleia morta chamou atenção em Jardim Atlântico, no Litoral Norte, na manhã deste domingo (29). O corpo do animal, localizado na beira da praia, que pertence a Tramandaí, perto da guarita 170, despertou a curiosidade das pessoas, que se aglomeravam para fazer vídeos e selfies, ignorando o cheiro forte do corpo. 

Segundo os guarda-vidas, o animal estava no local desde as 20h de sábado (28). A subprefeitura de Tramandaí e o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) foram notificados sobre o caso.

Por volta das 10h, uma equipe da prefeitura chegou no local. O secretário da subprefeitura da Zona Sul de Tramandaí, Adan D’Avila, e equipes dos Bombeiros e da Brigada Militar começaram então os trabalhos de remoção  da baleia da beira do mar — com o uso de cordas e de uma retroescavadeira —, que durou cerca de duas horas e meia.

Está prevista para a manhã desta segunda-feira (31) uma análise para identificar se o animal ingeriu material plástico ou resíduo inorgânico e a transferência do corpo para o limite entre Tramandaí e Cidreira, onde será enterrado próximo às dunas. 

Segundo o biólogo Fernando Campani, secretário do Meio Ambiente de Tramandaí, trata-se de uma baleia-jubarte macho que pesava cerca de 10 toneladas.

— Este é um período de migração da espécie, que muda de lugar para alimentação e reprodução. É provável que tenha encalhado e, no esforço de tentar voltar ao mar, morreu. A língua inchada demonstra que já estava morta havia alguns dias — explicou Campani, ressaltando que as baleias-jubartes não integram mais a lista de animais ameaçados de extinção.

Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Watch this video on YouTube.

Watch this video on YouTube.

JACARÉS E SECA NO PANTANAL
Watch this video on YouTube.

Um ano de tragédia no Rio Urugua...
Watch this video on YouTube.

Nova rota para a travessia do Ri...
Watch this video on YouTube.

Chuva de granizo em Curitiba Par...
© Copyright 2019