Itapiranga/SC - Terça-feira, 07 de Julho de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


29 de maio de 2020

Avanço da Covid-19 em pequenas cidades de SC preocupa autoridades

O avanço da Covid-19 em pequenas cidades preocupa autoridades. Na quinta-feira (28), foi confirmado o primeiro caso em Santiago do Sul, o menor município do estado em número de habitantes, com cerca de 1,2 mil.

No total, Santa Catarina tem 206 municípios com casos confirmados do novo coronavírus. Entre as 15 menores cidades, com até 2 mil moradores, somente sete não têm habitantes contaminados pelo novo coronavírus.

Paial, no Oeste, tem 12 casos da doença. A cidade está localizada entre Chapecó e Concórdia, os dois municípios catarinenses com maior quantidade de casos de Covid-19.

“Isso acontece porque Paial é próximo dessas cidades e o fluxo de pessoas que saem de Paial para trabalhar nesses municípios, principalmente Chapecó, é muito grande. Mas também tem pessoas do município de Chapecó que vem trabalhar em Paial”, disse o prefeito Névio Mortari.

Na microrregião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), as 14 cidades têm registrado aumento no número de infectados. Ao todo, são mais de 1.200 casos confirmados e sete mortes, todas em Concórdia.

Outra microrregião com aumento na quantidade de pacientes com Covid-19 é a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), que tem 14 cidades: são 364 casos confirmados, e quatro mortes — duas em Xaxim, uma em Ponte Serrada e outra em Xanxerê. Apenas Ouro Verde, Bom Jesus e Passos Maia não têm pessoas infectadas.

O caso mais grave da Amai é o de Entre Rios. Com pouco mais de 3 mil habitantes, a cidade já confirmou 72 casos, 22 em indígenas.

“Mais ou menos 40% da população é indígena. É uma população um pouco mais vulnerável, mais difícil da gente cuidar. Está sendo um pouco difícil para a equipe da saúde porque hoje a gente tem só uma equipe de atenção básica, até mesmo porque o município não suporta. Temos também a equipe da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] que nos dá um suporte na aldeia”, disse Sônia Belém, secretária de Saúde municipal.

O aumento no número de pessoas com coronavírus reflete no atendimento médico. Na região da Amai, por exemplo, a referência é o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, onde a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva é de 70%.

Para a infectologista Karine Kolling, o controle de casos é fundamental para evitar a dependência da rede de atendimento dos grandes centros.

“Os leitos de UTI estão concentrados em cidades maiores, que têm a capacidade desse tipo de tratamento. Não adianta a gente colocar leito de UTI em um hospital pequeno e que não tenha equipe capacitada. Então isso vai acontecer, de os municípios ficarem dependentes de hospitais maiores, e a Regulação estadual de leitos é que tem a finalidade de distribuir os pacientes da melhor forma possível”, disse.

Por NSC TV

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

AGRICULTORES DE ITAPIRANGA

NOSSOS AGRICULTORES de Itapiranga hoje tiveram uma surpresa.Difícil não se emocionar vendo nosso POVO TRABALHADOR assim.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, June 30, 2020

 

Enchente em Itapiranga 2014

QUE IDEIA

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, June 15, 2020

QUE IDEIA

Trilhando soja como pode

CADA UM TEM A TRILHADEIRA DA HISTÓRIA.TRILHANDO SOJA NA ROÇA DO JEITO QUE PODE.

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, June 17, 2020

Bons tempos de lavoura que não v...

Vamos dar um passeio?Tem coragem?

Posted by Portal Oeste Mania on Thursday, June 11, 2020

Atravessando o Rio Uruguai em It...

Classificados

Motos
FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

FRANCAR MOTOS ITAPIRANGA

carros
C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

C4L A 2L TEND 2015 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019